Blackout atinge Espanha, França, Portugal

 Espanha e Portugal e parte da França na fronteira espanhola foram atingidos por uma queda de energia, com milhões de pessoas sem eletricidade. Um incêndio no sudoeste da França, que danificou uma linha de alta tensão entre Perpignan e o leste de Narbonne, foi apontado como uma possível causa. Nenhuma fonte falou em incidente cibernético até o momento. O Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) da Espanha está investigando a situação para verificar se se trata de um ataque cibernético. O governo português também sugeriu a possibilidade de um ataque cibernético, disse o jornal espanhol El País. Nos últimos meses, a Espanha se tornou um dos países mais afetados por ataques cibernéticos devido à sua postura em relação às guerras na Ucrânia e em Gaza. Aqueles considerados críticos devido à sua gravidade específica somam centenas por ano disse o El País.

Fontes em Portugal informaram que a interrupção foi em todo o país. A empresa Aeroportos de Portugal acionou os geradores de emergência, possibilitando a operação nos aeroportos do Porto e em Faro, mas Lisboa com mais limitações, disse fonte oficial da empresa ao Diário de Notícias.

O Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, ficou sem energia elétrica, e as telecomunicações também foram afetadas. A rede ferroviária espanhola sofreu cortes de energia, interrompendo o tráfego de trens em todo o país. Cidadãos de Andorra e de partes da França que fazem fronteira com a Espanha também relataram ter sido afetados pelo apagão. Outras interrupções foram relatadas até mesmo na Bélgica, de acordo com as informações mais recentes.

Em comunicado ao X, a operadora espanhola do sistema de transmissão Red Eléctrica, que gere o fluxo de eletricidade a nível nacional, afirmou que foram ativados protocolos para “restaurar o fornecimento de eletricidade em colaboração com empresas do setor após o apagão ocorrido no sistema peninsular”.

Partes do metrô de Madri foram evacuadas e os semáforos da cidade não estão funcionando, segundo a mídia local. Em Valência, o metrô anunciou a suspensão do serviço em toda a rede.

As partidas do torneio de tênis Aberto de Madri foram suspensas. Duas partidas de simples e uma de duplas do ATP Masters 1000 estavam em andamento quando houve uma queda de energia.

O trânsito ficou congestionado nas estradas da Espanha e Portugal, pois as luzes e os semáforos pararam de funcionar.

Os serviços de trem pararam completamente, deixando grandes multidões presas nas estações.

Dados da rede elétrica da Espanha mostram uma queda enorme em questão de segundos.

A empresa Redeia indicou que o processo de retomada do fornecimento “envolve a energização gradual da rede de transmissão à medida que as unidades geradoras são colocadas em operação”, explica o gerente. “Continuamos trabalhando para restabelecer o fornecimento”, concluem.