A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou nesta sexta-feira (13/2), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, mais um plantio do Projeto Brotos de Mogi em 2026. Foram plantadas 19 mudas nativas na CEIC São Francisco de Assis, no Cocuera, sendo 2 cabeludinhas, 2 canafístulas, 2 pitangas, 2 manacás da serra, 1 pau-brasil, 1 araçá, 1 peroba rosa, 3 quaresmeiras, 2 sibipirunas, 1 guanandi, 1 grumixama e 1 cambuci. O plantio teve a presença dos alunos e professores da unidade, orientados por técnicos da secretaria.
“É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli que a cidade esteja cada vez mais arborizada e estamos cumprindo esta meta, tanto que criamos e implantamos projetos específicos para este objetivo, que são o Brotos de Mogi e o Plante Água”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare.
O foco do Programa Brotos de Mogi são os espaços públicos existentes no município (praças, parques, canteiros centrais, calçadas, escolas, equipamentos de saúde, entre outros), mas o coração do projetos de arborização está em, além de plantar as árvores, sensibilizar as pessoas quanto à importância do ato para a regulação do clima, produção de água, atração de pássaros e outros benefícios.
O diretor de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ricardo Moscatelli, explica que, além do Brotos de Mogi, outro projeto criado em 2025 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal para estimular a arborização foi o Plante Água, que prevê a doação de mudas para os cidadãos. Para isso, cada pessoa pode retirar até três mudas no Viveiro Municipal, mediante apresentação do CPF e cadastramento.
Este trabalho de cadastramento foi reforçado e tem como objetivo acompanhar o plantio das mudas, para que, a médio e longo prazo, seja possível mapear a cobertura verde de Mogi das Cruzes e acompanhar o crescimento das mudas doadas.
Todas as mudas utilizadas nos dois projetos são oriundas do Viveiro Municipal que, atualmente, conta com cerca de 5 mil mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica. Há várias espécies nativas à disposição dos mogianos, inclusive árvores frutíferas. Os técnicos do Viveiro Municipal dão orientações sobre o plantio no momento da doação.