A Polícia Civil cumpriu nesta terça-feira (14) um total de 20 mandados de busca e apreensão em oito cidades do estado de São Paulo, durante uma operação contra a produção e comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas. Um dos alvos foi um imóvel na Vila Perracini, em Poá, na Grande São Paulo.
No local, os policiais encontraram garrafas de bebidas vazias, além de maquinários, insumos e produtos utilizados na fabricação das bebidas adulteradas. A ação faz parte de uma investigação que teve início após a prisão em flagrante de um homem, há cerca de dez dias, por envolvimento com a distribuição de bebidas falsificadas.
Além de Poá, os mandados também foram cumpridos em Araraquara, Guarujá, Presidente Prudente, São José dos Campos, São Paulo, Santo André e Santos.
Ao todo, sete pessoas foram presas: cinco por falsificação de bebidas alcoólicas, uma por porte ilegal de arma de fogo e uma prisão segue em andamento.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos atuavam de forma associada, embora não façam parte de uma única organização criminosa. Cada grupo era responsável por uma parte do processo: fornecimento de garrafas, rótulos, lacres e selos falsificados, além do envase com bebidas de qualidade inferior, que eram vendidas a preços abaixo do mercado.
A polícia já confirmou que as bebidas são falsificadas, mas ainda aguarda os laudos periciais para verificar a presença de substâncias perigosas, como o metanol.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e a possível extensão do prejuízo causado à saúde pública e à economia.