Prefeita Mara Bertaiolli vistoria início do curso de inovação com carreta do Fundo Social

 Fundo Social

Inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 28, pelo site do Fundo Social do Estado ou pessoalmente na sede da Praça da Cidadania

A prefeita Mara Bertaiolli e a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, acompanharam nesta terça-feira (26/08) o início do curso gratuito Criação de Jogos Digitais e Aplicativos, na carreta do programa Caminho da Capacitação, na Praça da Cidadania, em Jundiapeba. A iniciativa, realizada pelo Fundo Social do Estado de São Paulo, prossegue até o próximo dia 5 de setembro, durante o período festivo de aniversário de 465 anos da cidade, comemorado na próxima segunda-feira (01/09).

As inscrições, para interessados a partir de 18 anos, podem ser feitas até esta quinta-feira (28/08), no site www.cursofussp.sp.gov.br ou presencialmente, na Avenida Lourenço de Souza Franco, 1.030, Jundiapeba, das 8 às 17 horas.

As aulas oferecem conteúdos práticos e acessíveis para quem deseja dar os primeiros passos ou se aprofundar no universo da programação. 

O curso faz parte do projeto O Caminho da Capacitação, novo programa do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), lançado na última terça-feira (20) e integrado ao SuperAção SP. A iniciativa leva cursos gratuitos de qualificação profissional para várias cidades do Estado por meio de carretas itinerantes, com o objetivo de facilitar o acesso à educação, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de ampliar oportunidades de geração de renda.

Com carga horária de 40 horas, o curso será oferecido em três turnos, atendendo diferentes perfis e níveis de conhecimento: manhã (8h às 12h30) – Curso Iniciante; tarde (13h às 17h30) – Curso Iniciante; e noite (18h às 22h30) – Curso Intermediário. Ao todo, são 45 vagas, sendo 15 para cada período.

O conteúdo abordará desde lógica de programação e programação em blocos até design gráfico, criação de jogos digitais e noções da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), proporcionando uma formação que une criatividade, tecnologia e cidadania digital.

A prefeita Mara Bertaiolli destaca a iniciativa. “Estes cursos gratuitos de qualificação profissional são muito importantes porque oferecem aos alunos a oportunidade de ampliar conhecimentos, aprender uma profissão, além de condições de inserção no mercado de trabalho ou de empreender, gerando renda”, explica.

Para a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, ações como esta fortalecem a inclusão social. “A tecnologia abre portas para o futuro, e ao oferecer cursos como este, estamos dando aos jovens e adultos a chance de transformar conhecimento em novas possibilidades”, destaca.

Caminho da Capacitação
O programa Caminho da Capacitação consiste em 30 carretas que percorrem cidades do Estado oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional. O foco é atender à população mais vulnerável, proporcionando capacitação rápida e certificada em áreas com maior demanda no mercado de trabalho.

O formato itinerante foi escolhido para garantir que os cursos cheguem até quem mais precisa, evitando o deslocamento dos alunos. Assim, o programa amplia o acesso à formação, promove a inclusão social e cria novas possibilidades de geração de renda.

As carretas são equipadas com salas de aula acessíveis, banheiro, copa, sistema de presença com reconhecimento facial e internet via Starlink. Também possuem câmeras de segurança, garantindo conforto e proteção aos alunos.

Cada carreta é adaptada de acordo com o curso oferecido. A carreta de tecnologia conta com computadores, fones, mesas de som e até um estúdio para produção de vídeos e podcasts.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato