Encontro ocorre em Fortaleza
Itaquaquecetuba está presente no 4º Encontro Nacional Urban95, em Fortaleza (CE), que começou na quarta (6) e vai até sexta-feira (8), ao lado de outros 64 municípios brasileiros que priorizam a primeira infância.
Catarina Ortega, técnica do núcleo pedagógico da Secretaria de Educação e representante do município, está fazendo visitas técnicas a projetos que são referência na capital cearense, participando de debates com especialistas e trocando experiências com outras cidades que assumiram o mesmo compromisso de priorizar a primeira infância em suas ações e políticas públicas. Os aprendizados adquiridos serão fundamentais para transformar a cidade em um espaço mais acolhedor para crianças de até 6 anos e suas famílias.
"Estar na Rede Urban95 e no encontro nacional é crucial para avançarmos nas políticas públicas para a primeira infância em Itaquá, não apenas por colocar o município no centro dos debates nacionais e territoriais, como pelo olhar atento e cuidadoso que a Urban95 tem com cada município na partilha de estratégias e ações que garantam os direitos das crianças", disse a técnica.
“Por muito tempo ansiamos por essa adesão. Estar no encontro nacional é a materialização e um sonho. Esperamos, assim, avançarmos. Nossas crianças não podem esperar, pois a primeira infância não é só uma pauta, é justiça social, é garantir a quem mais precisa o que merece. O compromisso da gestão é agora", acrescentou.
O evento conta com a participação de gestores e técnicos dos vários municípios e organizações que fazem parte da Rede Urban95, além do pediatra e sanitarista Daniel Becker, na abertura, e do escritor e ambientalista Kaká Werá no encerramento.
A programação inclui visitas a espaços como o Parque Cidade das Crianças e microparques de Fortaleza que mostraram, na prática, como pequenas intervenções urbanas podem criar grandes impactos no desenvolvimento das crianças.
Sobre a Rede Urban95
A Urban95 é uma iniciativa global da Fundação Van Leer que apoia líderes municipais a transformar suas cidades em aliadas da primeira infância. No Brasil, é coordenada pelo CECIP e reúne municípios comprometidos em criar espaços e serviços públicos mais seguros, acolhedores e adequados a bebês, crianças pequenas e suas famílias.
Itaquaquecetuba faz parte da Rede Urban95 desde o início deste ano e recebe ajuda especializada para tornar praças, ruas e serviços públicos acolhedores para crianças pequenas e suas famílias. Os profissionais participam de capacitações e trocam experiências com outras cidades que também priorizam políticas públicas para a primeira infância. As ações ajudam a tornar Itaquaquecetuba melhor para toda a comunidade, porque quando uma cidade é boa para as crianças, ela é boa para todos.
Fotos: Divulgação