Cerca de 200 alunos de escolas municipais participam de oficina de cerâmica no Casarão do Chá

 Secretaria de Educação

Participaram da ação a EM Fujitaro Nagao e EM(R) Horácio da Silveira, ambas no Bairro do Nagao, e a EM(R) Bairro São João, de Biritiba Ussú

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), em parceria com a Associação Casarão do Chá, promoveu uma oficina de cerâmica para cerca de 200 alunos de três escolas municipais. A atividade aconteceu em dois períodos nesta e na última sexta-feira (15 e 22/08), no Casarão do Chá, em Cocuera. As turmas envolvidas foram do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Participaram da ação a EM Fujitaro Nagao e EM(R) Horácio da Silveira, ambas no Bairro do Nagao, e a EM(R) Bairro São João, de Biritiba Ussú. "Foi uma experiência muito rica para nossos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer um espaço cultural de grande valor histórico para a cidade e, ao mesmo tempo, vivenciar na prática a arte da cerâmica. Essas vivências ampliam o repertório cultural e contribuem para o aprendizado", destacou a secretária de Educação, Darly Carvalho.

Durante a oficina, cada criança pôde modelar e decorar sua própria caneca em argila, aprendendo técnicas básicas da arte da cerâmica. A atividade foi conduzida pelos filhos do ceramista Akinori Nakatani, fundador da Associação Casarão do Chá. Falecido em 2023, ele deixou um legado importante na preservação do patrimônio e na difusão da arte ceramista. A família Nakatani segue dedicada à tradição, e, junto a outros ceramistas, orientou e acompanhou as crianças na oficina. 

A iniciativa animou os alunos. "Eu estou achando muito legal, porque estou aprendendo sobre argila, que é uma coisa que eu gosto bastante. Contei para a minha família que viria aqui e fiquei muito feliz", disse Monique de Oliveira Camargo, de 10 anos, estudante da EM(R) Bairro São João. Gustavo Batista Coelho, de 8 anos, também curtiu a experiência. "Estou gostando muito. Estou fazendo uma caneca e quero vir mais vezes. Vou contar para minha família que participei", afirmou o aluno da EM Fujitaro Nagao.

Para os professores, a vivência também foi marcante. "Esses momentos são muito ricos. Sair da escola é importante porque, além do currículo, eles vivenciam na prática aquilo que aprendem. Aqui não estão apenas estudando cerâmica, mas conhecendo um patrimônio histórico de Mogi. Esse contato direto amplia muito o aprendizado. Muitos alunos estão vindo ao Casarão pela primeira vez, e isso torna a experiência ainda mais especial", destacou a professora Francisca Jéssica Moreira de Lima, da EM Fujitaro Nagao.

O Casarão do Chá é um espaço cultural de grande relevância para Mogi das Cruzes, conhecido por sediar anualmente o Festival da Cerâmica, um dos principais encontros culturais do Brasil voltados à arte ceramista. A 12ª edição do evento está em andamento e terá seu último dia de programação neste domingo (24/08), reunindo cerca de 40 artistas, oficinas gratuitas e mais de 2 mil peças em exposição e venda.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato