A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba vai iniciar, neste sábado (5), a segunda etapa do programa Agiliza SUS, que passa a contar com atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos sábados. A proposta amplia o alcance do programa e fortalece a atenção primária como porta de entrada do cuidado. A estimativa é de que sejam realizados 2,2 mil atendimentos ao longo do mês, mediante agendamento prévio.
A nova fase foi estruturada para ser um ciclo de cuidado ao longo dos quatro sábados do mês. No dia 5, o ciclo começa com consultas médicas, avaliação odontológica, vacinação, coleta de papanicolau, farmácia e presença da equipe de regulação para agendamentos. Já no segundo sábado (12), será realizada a coleta de exames laboratoriais, novas consultas médicas, vacinação, atendimento odontológico e papanicolau.
No dia 19, o foco será em ações de promoção à saúde, que estão sendo definidas em conjunto com as equipes de cada unidade, além de vacinação e atendimento odontológico. No sábado de encerramento do ciclo, dia 26, acontecem as consultas de retorno médico, entrega de exames de papanicolau e novos encaminhamentos por meio da equipe de regulação.
Em todas as datas, haverá café da manhã para pacientes e profissionais, além da presença de coordenadores da gestão do Agiliza SUS para suporte técnico e organizacional. "Ao trazer a atenção primária para o centro da estratégia, conseguimos organizar o cuidado desde o início e oferecer respostas mais rápidas e efetivas para a população", explicou o secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha.
Pioneiro na região, o Agiliza SUS foi iniciado em fevereiro deste ano com a proposta de realizar 35 mil atendimentos, reduzindo a fila de espera nas especialidades de gastroenterologia, proctologia, ortopedia e dermatologia, além de cirurgias de catarata, vasectomia e vascular, e exames como eletrocardiograma. A meta foi ultrapassada e 36,9 mil atendimentos foram realizados.
"Nosso foco, neste segundo mandato, é a saúde e acredito que estamos conseguindo entregar o que prometemos. São mais de 35 mil exames realizados em poucos meses. É algo inédito em Itaquá. Fico feliz em ver isso acontecendo e mudando tantas vidas", completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira (exame e equipe) e Chalaine Kerchner (consulta)