O reconhecimento da situação de emergência permite que os municípios afetados por chuvas intensas solicitem recursos do Governo Federal para ações de defesa civil nas áreas impactadas pelos temporais. Neste domingo (6), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) declarou a situação de emergência nas cidades de Angra dos Reis e Petrópolis, no Rio de Janeiro, que foram severamente afetadas pelas chuvas.
Desde a noite de sexta-feira (4), Angra dos Reis tem enfrentado chuvas intensas, resultando na necessidade de evacuação de centenas de pessoas. Até a última atualização, mais de 300 indivíduos estavam desalojados. As chuvas também impactaram a região serrana do estado, levando à interdição total de um trecho da BR-116, a Rio-Teresópolis. Na BR-040, no km 87, houve interdição parcial da pista no sentido Rio de Janeiro, e várias casas em Petrópolis foram atingidas por deslizamentos de terra e interditadas pela Defesa Civil.
De acordo com o ministério, as prefeituras agora podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil, incluindo a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza para residências, além de itens de higiene pessoal e dormitório, entre outros. As portarias que reconhecem a situação foram publicadas em uma edição extra do "Diário Oficial da União" e assinadas pelo secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff Rodrigues, que se deslocou para o Rio de Janeiro para coordenar os esforços junto às defesas civis estadual e municipais.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também informou que está atuando de forma preventiva e emergencial para minimizar os impactos e proteger a população das cidades fluminenses afetadas pelas fortes chuvas.