Assalto a mão armada em Mogi das Cruzes, cidades do Alto Tietê tem aumento na criminalidade

A imagem acima foi de um assalto a mão armada em Mogi das Cruzes, o fato ocorreu nos últimos dias e chamou atenção pela agressividade e número de bandidos, no vídeo que circula pelas redes é possível ver 4 elementos, estavam armados e deixaram o homem ajoelhado antes de sair com o veículo. Também é possível ver eles apontando a arma várias vezes para a vítima.

Porém no site G1 foi publicado uma matéria informando que o número de crimes em Mogi teve uma leve queda mas no geral contando os crimes do Alto Tietê os números impressionam por mostrar a Alta nos crimes.

Veja a matéria que informa que no geral o Alto Tietê está registrando Alta nos crimes.

O Alto Tietê registrou um aumento de 13,3% nas ocorrências de furto em fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2020. Segundo o balanço da criminalidade divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), os registros saltaram de 881 para 999.

Das dez cidades da região, seis delas tiveram aumento de ocorrências de furtos em geral: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Santa Isabel tiveram quedas bem leves nesses números. Em Salesópolis, a quantidade de registros foi a mesma para os dois meses.

Em Itaquaquecetuba, foram 215 registros de furto em fevereiro deste ano, contra 164 no mesmo mês no ano passado, o que representa um aumento de 31% (veja os números por cidade na tabela abaixo).


As ocorrências de roubos em geral tiveram um pequeno aumento, de 715 para 733 (+2,5%). Houve queda nos casos de roubos de carga, de 20 para 18 (-10%).

Em relação a veículos, foi registrado um aumento nas ocorrências de roubo, que passaram de 153 em fevereiro do ano passado para 172 no mesmo mês deste ano (+12,4%). Já os casos de furto de veículos caíram de 254 para 219 (-13,7%).

Os dados da SSP também mostraram um aumento nos casos de estupro na comparação entre os dois períodos: foram 39 ocorrências em fevereiro de 2020 e 46 no mesmo mês deste ano (+17,9%).

Por outro lado, houve queda nos casos de homicídio doloso (com intenção), de 14 para 11 (-21,4%), nas lesões corporais dolosas, de 317 para 314 (-0,9%), e nos latrocínios, de dois para um (-50%). As ocorrências de tentativa de homicídio ficaram em 10 nos dois meses.

As ocorrências de homicídio culposo (sem intenção) no trânsito tiveram um aumento expressivo nas cidades do Alto Tietê, subindo de 8 para 15 (+87,5%). Os casos de lesão corporal culposa no trânsito se mantiveram em 70.

Fonte G1 e secretaria do Estado da segurança pública (SSP)