Uma pessoa foi detida por provocar um incêndio em um abrigo para indivíduos em situação de vulnerabilidade social, que resultou na morte de quatro pessoas no centro de São José dos Campos, interior de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (10). As chamas já foram apagadas.
Segundo a Polícia Militar, o incêndio foi intencional. Um homem, suspeito de iniciar o fogo, foi preso em flagrante. O incidente ocorreu durante a madrugada em um abrigo localizado na rua Sebastião Hummel, na área central da cidade, que abriga pessoas em situação de vulnerabilidade. O prédio foi interditado.

No momento do incêndio, havia 22 pessoas no local; 18 delas foram resgatadas com vida, enquanto quatro - dois homens e duas mulheres - perderam a vida carbonizadas. As vítimas tinham idades de 61, 55, 53 e 50 anos. Entre os sobreviventes, nove foram levados para o pronto-socorro de São José dos Campos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis pessoas que estavam no abrigo eram acamadas e não podiam se mover. Algumas delas foram resgatadas pelos bombeiros através das janelas do prédio. A equipe de combate ao incêndio contou com 16 bombeiros e oito viaturas, além do apoio da Polícia Militar, Samu e Guarda Civil Municipal (GCM).
As autoridades estão investigando as causas do incêndio, que, segundo informações preliminares, pode ter sido provocado intencionalmente. A Polícia Militar informou que o suspeito agiu por desavenças com um funcionário ou proprietário do abrigo e que ele já tinha antecedentes criminais. O coronel Alan Kalczuk mencionou que o suspeito aparentava estar sob efeito de substâncias entorpecentes no momento do crime, e a investigação está em andamento.