A informação foi confirmada por Múcio Alexandre, secretário-geral do SindCentral (Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil), ao Brasil Urgente.
A paralisação da operação nas linhas foi iniciada às 0h. Para auxiliar o transporte dos milhares de passageiros que foram pegos de surpresa, a empresa acionou a operação PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência). As outras linhas da CPTM operaram normalmente.
Mesmo assim, confusões e aglomerações foram registradas nas estações durante todo o dia. Alexandre Baldy, secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, declarou também ao Brasil Urgente que o acordo com o sindicato inclui o pagamento retroativo do reajuste aos trabalhadores em 5 parcelas em vez das 10 propostas inicialmente. Elas serão pagas a partir de outubro até dezembro, com a retomada em fevereiro e março de 2022, devido à implementação do novo orçamento estadual, feita em janeiro.
Além disso, o secretário prometeu reverter as 10 demissões anunciadas mais cedo de trabalhadores responsáveis pela organização da greve e marcar uma nova reunião para debater assuntos remanescentes com o grupo.
MOTIVO DA CONFUSÃO DOS VÍDEOS
Mas o dia foi Marcado de confusões por conta dos ônibus cheio da PAESE os passageiros estavam estressados, a demora e o número gigante de pessoas por conta da aglomeração.