O Governo do Estado de São Paulo suspendeu nesta quarta-feira (3), as restrições da Fase 1 - Vermelha do Plano SP nos municípios do Alto Tietê.
Com a mudança, passam a valer as regras da Fase 2 - Laranja, que permite a abertura de shoppings, restaurantes e comércios aos sábados, domingos e feriados.
No período noturno, porém, seguem autorizados a operar até as 20h, conforme previsto pelas regras da fase laranja, que é considerada de controle.
A região já estava na fase laranja desde o dia 25 de janeiro, no entanto, precisava seguir a vermelha aos fins de semana e feriados e, a partir das 20h, em todos os dias da semana.
Nesses períodos, apenas serviços essenciais, como padarias, mercados e farmácias, poderiam funcionar.
Pela previsão inicial, a medida, em vigor desde o dia 25 de janeiro, permaneceria até 7 de fevereiro, mas deixa de valer no próximo sábado (6).
De acordo com o governador João Doria, as restrições provocaram melhora nos indicadores de saúde e que, por isso, foram canceladas antes do prazo inicial previsto.
Nesta terça-feira (2), os hospitais estaduais do Alto Tietê registraram 62,7% de ocupação nos leitos de terapia intensiva exclusivos para pacientes em tratamento do novo coronavírus (Covid-19).
O que funciona na Fase Laranja
- Todos os setores de comércio e serviços são permitidos, exceto o atendimento presencial em bares;
- Capacidade de ocupação de público: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores;
- Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia;
- Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h;
- Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.
Plano São Paulo
Desde o dia 1º de junho de 2020, o governo realiza diferentes flexibilizações da quarentena nas regiões do estado, levando em consideração indicadores nesses lugares como ocupação e quantidade de leitos de UTI para Covid-19, além dos números de casos, internações e óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Esses indicadores podem colocar as regiões em diferentes fases de flexibilização das atividades:
- fase vermelha (alerta máximo)
- fase laranja (controle)
- fase amarela (flexibilização)
- fase verde (abertura parcial)
À medida que as diferentes regiões do estado avançam ou regridem nesses indicadores, o governo estadual atualiza a fase em que cada uma se encontra no Plano SP, permitindo maior flexibilização nas atividades ou, então, impondo medidas mais restritivas.