Saúde intensificou ações sobre os malefícios do tabagismo no Dia Nacional de Combate ao Fumo

 As ações de conscientização sobre os malefícios do tabagismo foram intensificadas ao longo da última semana pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades foram realizadas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado na sexta-feira (29/08), quando ocorreram duas palestras especiais: uma voltada aos funcionários do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e outra direcionada aos alunos do Pró-Hiper, no Mogilar, que também participaram de atividades educativas na quinta-feira (28/08).

Durante as ações, a enfermeira Gisele Menichelli abordou os danos à saúde causados pelo uso do tabaco e reforçou a importância de buscar tratamento, destacando os grupos antitabagismo disponíveis em todos os postos de saúde do município.

O programa, oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), disponibiliza acompanhamento especializado e medicamentos gratuitos a quem deseja parar de fumar. Os pacientes são atendidos por equipes multidisciplinares e têm acesso a tratamentos como adesivos transdérmicos, medicamentos específicos, sessões de auriculoterapia, musicalização terapêutica e técnicas para prevenção de recaídas. Os grupos participam de sessões de acolhimento, rodas de conversa sobre os impactos do tabagismo, atividades de relaxamento e fortalecimento de vínculos.

A secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, ressaltou a importância da mobilização. “O tabagismo é uma das principais causas de morte evitável no mundo. Nosso compromisso é oferecer informação, acolhimento e tratamento gratuito, para que cada vez mais pessoas tenham a oportunidade de abandonar o cigarro e ganhar qualidade de vida”, afirmou.

De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Aline de Camargo Bilitardo, o programa atende atualmente cerca de 450 pessoas na cidade, distribuídas entre diversas UBSs. Mensalmente, são entregues mais de 4 mil unidades de adesivos transdérmicos nesses locais. “Os interessados em participar do programa devem procurar a UBS mais próxima. As agendas variam conforme a unidade, mas, geralmente, os encontros são semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo e mensais a partir do terceiro mês, durante o período de um ano”, explicou.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone da Assistência Farmacêutica: (11) 4789-7362.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato