As unidades da rede municipal de Saúde de Mogi das Cruzes realizaram, nesta sexta-feira (01/08), ações especiais para marcar o início do Agosto Dourado - mês dedicado ao incentivo, à promoção e à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar e se estenderá durante todo o mês, com ampla programação.
No Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, a equipe de Nutrição promoveu uma ação de conscientização com a entrega de folhetos informativos às mães com bebês internados na Enfermaria Pediátrica. O objetivo foi reforçar os inúmeros benefícios da amamentação para a saúde da criança e da mulher, além de dar início à programação especial que será realizada ao longo da semana na unidade.
A campanha, que acontece simultaneamente em mais de 120 países, neste ano destaca temas como sustentabilidade, redes de apoio, impacto ambiental e mudanças climáticas associados à amamentação.
Além do hospital, outras unidades de saúde da cidade também realizaram atividades neste início do Agosto Dourado, como o Pronto Atendimento do Jardim Universo, UBS Mineração, UBS Sabaúna, UBS Vila Moraes e UBS Vila Nova Aparecida, incluindo reunião com as enfermeiras da rede para avaliação in loco das gestantes e puérperas durante a amamentação.
Já no Banco de Leite Humano, foi realizada uma reunião de alinhamento sobre um projeto piloto para integrar o trabalho do Banco de Leite aos grupos de gestantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Saúde da Família (USFs).
Uma das ações de conscientização ocorreu na Unidade Saúde da Família (USF) Jardim Nove de Julho, em Jundiapeba, onde 35 pessoas - entre gestantes, mães com bebês e crianças de colo e moradores da comunidade - participaram de uma roda de conversa e orientações práticas sobre amamentação.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito Téo Cusatis, do secretário-adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot, e da coordenadora assistencial do Cejam (organização social gestora da unidade), Tatiana de Melo, que acompanharam de perto as atividades e conversaram com os participantes.
“O aleitamento materno é uma das estratégias de saúde pública mais eficazes na redução da mortalidade infantil e no fortalecimento da imunidade nos primeiros anos de vida. Investir nessa prática é promover desenvolvimento saudável e equidade”, destacou o vice-prefeito Téo Cusatis.
Durante a ação na USF, o médico generalista Vitor Mayrink orientou as mães sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. A enfermeira responsável pela unidade, Marcelle Lourenço Cordeiro, realizou demonstrações de manobras para desengasgo em bebês, e a dentista Juliana César Rodrigues de Godoy explicou os cuidados com a saúde bucal infantil e a escovação desde os primeiros dentes.
“Essas ações ampliam o acolhimento das mães nas unidades de saúde e fortalecem o vínculo com a rede de atenção básica”, ressaltou o secretário-adjunto Luiz Bot.
O encontro também incluiu depoimentos de mães sobre suas experiências com a amamentação, encerrando com um café comunitário e sorteio de brindes. A próxima reunião do grupo de gestantes da USF Jardim Nove de Julho será no dia 22 de agosto, às 13 horas.
Para participar das atividades no local, basta comparecer à unidade, localizada na Rua Hugo Torre, 22, esquina com a Rua Georgina Soares de Souza, em Jundiapeba.
Agosto Dourado
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, com o dourado representando o padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha foi instituída pela Lei nº 13.435/2017, que determina a intensificação de ações intersetoriais de conscientização ao longo do mês.
Banco de Leite
Desde junho de 2013, Mogi das Cruzes conta com um Banco de Leite Humano, que atua na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além de captar e processar leite humano doado para bebês prematuros internados na UTI da Santa Casa de Misericórdia.
Localizada no prédio da futura Maternidade Municipal, em Braz Cubas (Rua Francisco Affonso de Melo, 550), a unidade oferece assistência às gestantes e nutrizes com orientações práticas e apoio no manejo da amamentação.
Toda mulher saudável que amamenta é uma potencial doadora. Basta ter leite excedente, estar em boas condições de saúde, não fazer uso de substâncias que interfiram na lactação e se dispor a doar espontaneamente. Um único frasco de 200 ml pode alimentar até 10 recém-nascidos internados.
Mais informações sobre doação de leite humano podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-7343.