Gabinete
Na próxima semana, a programação segue com novas rodas de conversa, oficinas e formações
A Prefeitura de Mogi das Cruzes encerra nesta sexta-feira (22/08) a terceira semana do Agosto Verde, mês dedicado à Primeira Infância. As ações, coordenadas pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância, reforçaram a integração entre diferentes áreas da gestão municipal, envolvendo as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Esportes e Lazer e Mobilidade e Trânsito em prol do desenvolvimento integral das crianças.
Para a prefeita Mara Bertaiolli, cada atividade fortalece um projeto coletivo de transformação. "O Agosto Verde simboliza a força da integração entre diferentes áreas da Prefeitura pelo futuro das nossas crianças. É essa rede de cuidado que garante resultados consistentes e muda a vida das famílias", afirmou.
O destaque foi o início do programa "Pé de Infância – Cria na Paz, Respira e Conta até 5", implementado inicialmente em 63 escolas e creches municipais e subvencionadas. Desde a última segunda-feira (18/08), mais 8 unidades escolares aderiram ao programa. A proposta estimula educação não violenta com conteúdos direcionados às famílias, sempre com dicas simples e práticas para ativar os comportamentos e interações positivas.
Na terça-feira (19/08), cerca de 20 crianças participaram de aulas gratuitas de balé no Centro Esportivo de Jundiapeba, acompanhadas de suas famílias. Já na quarta-feira (20/08), a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Nova União sediou uma roda de conversa sobre a Primeira Infância, reunindo a equipe de saúde local para dialogar sobre o Programa da Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz e fortalecer a atuação intersetorial no território.
No mesmo dia, o CEIM Richer Romano Neto, no Jardim Esplanada, recebeu a Escola Mirim de Trânsito, incentivando as crianças a participarem de atividades lúdicas sobre segurança no trânsito. A iniciativa foi repetida na quinta-feira (21/08) na EM Profª Ana Maria Barbosa Garcia e nesta sexta-feira (22/08) no CEIM Argêu Batalha, no Botujuru.
Para o coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, a terceira semana reforçou a importância do trabalho em rede. "Cada uma dessas experiências mostrou que, quando aproximamos famílias, escolas e serviços públicos, conseguimos criar ambientes mais saudáveis e acolhedores para as nossas crianças. O Agosto Verde tem cumprido esse papel de integrar setores e mobilizar a cidade em torno da primeira infância", destacou.
Na próxima semana, a programação segue com novas rodas de conversa em unidades de saúde, oficinas com famílias atendidas pelos CRAS e formações voltadas a profissionais da rede.