Vice-prefeito se reuniu hoje (dia 27/08) com o secretário executivo de Segurança Público, delegado Osvaldo Nico, para finalizar tratativas a pedido da prefeita Mara Betaiolli
Mogi deverá contar em breve com uma nova Delegacia de Defesa da Mulher, com funcionamento 24 horas. Por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o atendimento às mulheres vítimas de violência passará a ser oferecido em outro espaço, na região central da cidade, com mais estrutura, dia e noite, sete dias por semana.
O assunto foi tratado hoje (dia 27/08) pelo vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Teo Cusatis, com o secretário executivo de Segurança Pública do Estado, delegado Osvaldo Nico. A parceria entre os órgãos foi firmado pela prefeita Mara Bertaiolli em abril deste ano, em encontro com o secretároo estadual Guilherme Derrite.
“A pedido da nossa prefeita, estou finalizando as tratativas com o Governo do Estado para que enfim as mulheres de Mogi tenham acesso a uma delegacia 24 horas, em um local com mais espaço, estrutura e condições de acolhimento às vítimas”, explicou o vice-prefeito.
A data é simbólica, já que hoje comemora-se 40 anos de existência das Delegacias de Defesa da Mulher. “Somente no primeiro semestre deste ano, a Patrulha Maria da Penha atendeu 78 ocorrências de violência doméstica ou descumprimentos de medida protetiva; realizou 30 prisões e recebeu 626 medidas protetivas da Justiça. Hoje Mogi oferece atendimento e proteção a 278 mulheres. A DDM 24 horas é urgente e vamos conquistar este avanço para a cidade”, reforçou o vice-prefeito.
Na pauta, mais demandas apontadas pela prefeita Mara Bertaiolli: a ampliação das câmeras de monitoramento, com novas tecnologias e reconhecimento facial, a luta pela instalação do Baep (Batalhão de Operações Especiais) para a cidade, e o suporte do Estado para a reforma do Instituto Médico Legal e Instituto de Criminalística – órgãos estaduais que contam com a parceria da Prefeitura Municipal para o funcionamento e atendimento à população.
“Solicitamos ainda o suporte do Estado para aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros e mais equipamentos de combate a incêndio. Vivemos, nos últimos dias, os momentos mais críticos deste ano. Ainda que os bombeiros contem com o suporte da Defesa Civil, o reforço do efetivo é fundamental para conseguirmos dar uma resposta mais rápida para a população”, explicou Teo.
O secretário executivo recebeu as demandas, ao lado do chefe da Assessoria da Polícia Militar, coronel Paulo Sérgio de Melo. “Recebemos a prefeita Mara Bertaiolli em abril, ao lado do nosso secretário, Guilherme Derrite, e atendendo o pedido da cidade, estamos em processo de formalização de convênio para garantir novos investimentos em segurança para a cidade”, adiantou o delegado Nico.