Em 2024, Mogi das Cruzes e Suzano não atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para alfabetização de crianças de até 7 anos, segundo dados do Indicador Criança Alfabetizada. Enquanto Mogi registrou 47,88% de crianças alfabetizadas (meta: 52,01%), Suzano alcançou 46,82% (meta: 48,1%). Apesar disso, ambos os municípios melhoraram seus índices em relação a 2023, quando os percentuais foram 46,6% e 42,1%, respectivamente.
Além dessas duas cidades, Poá, Salesópolis e Santa Isabel também ficaram abaixo das metas estipuladas. Destas, somente Salesópolis apresentou melhora em comparação ao ano anterior. Em contrapartida, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Itaquaquecetuba superaram as metas de alfabetização.
Ferraz de Vasconcelos, por exemplo, alcançou 67,07% de alfabetização, superando a meta de 57,23%. Itaquaquecetuba atingiu 57,19%, enquanto as demais cidades da região também apresentaram desempenhos acima do esperado.
No geral, oito das dez cidades da região melhoraram seus indicadores em relação a 2023, com exceção de Poá e Santa Isabel, que registraram queda.
O que diz o Ministério da Educação
O Indicador Criança Alfabetizada mede a capacidade das crianças em ler palavras, frases e textos curtos, assim como encontrar informações em textos de até seis linhas, incluindo bilhetes e fragmentos de contos infantis. Além disso, avalia a compreensão de informações que envolvem linguagem verbal e não verbal.
Segundo o MEC, 58% dos municípios brasileiros melhoraram suas taxas de alfabetização em 2024, contra 56% em 2023. No país, 59,2% das crianças da rede pública de ensino foram alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.
Ações de Mogi das Cruzes para melhorar a alfabetização
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que vem adotando ações estratégicas para fortalecer a alfabetização na rede municipal, com o objetivo de atingir a meta até 2030. Entre as iniciativas está a formação continuada dos professores por meio do programa "Alfabetiza Juntos SP", voltado para aprofundar práticas pedagógicas nos primeiros anos escolares.
Além disso, gestores escolares participam do curso "Alfabetiza Juntos SP Gestores", que foca em gestão pedagógica orientada por dados e promoção da gestão democrática. A Prefeitura também destaca o monitoramento trimestral dos indicadores de alfabetização através do Sistema Municipal de Avaliação - Aprendi, e o fortalecimento de projetos como o "Mogi, Cidade Leitora".
Recursos federais do programa PDDE Cantinho da Leitura são usados para melhorar a infraestrutura e o acervo de livros. A Prefeitura também promove encontros para troca de experiências entre professores e mantém uma gestão integrada da educação.
Suzano intensifica ações pedagógicas para alcançar metas
A Secretaria de Educação de Suzano informou que implementou diversas ações para atingir as metas de alfabetização até 2030, como a reestruturação da gestão pedagógica e a elaboração de diretrizes alinhadas ao currículo municipal.
Outras medidas incluem o monitoramento contínuo da aprendizagem, ações de educação inclusiva, aprimoramento curricular, parcerias institucionais e uso da plataforma Sistema Informatizado Municipal de Avaliação na Educação Básica (Simaeb).
A Secretaria também identificou, por meio de avaliações, dificuldades em leitura e escrita e está ajustando práticas pedagógicas para fortalecer a alfabetização em 2025. Entre as ações previstas estão a implantação de um programa de fortalecimento das aprendizagens, disponibilização de atividades permanentes de leitura, formação de coordenadores pedagógicos e distribuição de livros didáticos alinhados ao currículo local.
Outras cidades da região
Poá lançou o programa Alfabetização na Idade Certa para acelerar a recomposição de aprendizagens pós-pandemia, investindo em formação de professores e melhoria dos espaços pedagógicos.
Santa Isabel, apesar de não atingir a meta, considera o índice positivo e destaca o compromisso com a educação, investimentos em políticas públicas, parcerias estratégicas e formação docente contínua.