O condomínio foi construído na gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli e é formado por 22 residências para pessoas idosas de baixa renda
Foi dia de festa neste sábado (dia 16/08) na Vila Dignidade, em Mogi das Cruzes. O espaço, que completa 10 anos de existência, contou com programação especial: teve bolo de aniversário e atrações culturais para os idosos residentes.
A prefeita Mara Bertaiolli esteve no local e reforçou seu compromisso com os mogianos 60+ e garantir avanços para esta faixa etária. “É uma alegria enorme estar aqui, com cada um de vocês, em um espaço que idealizamos para trazer dignidade, respeito e qualidade de vida para os idosos que vivem sozinhos”, disse.
A Vila oferece um serviço de acolhimento na modalidade república, que busca ofertar dignidade e qualidade de vida para pessoas idosas que não possuem imóvel próprio e tiveram os vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
Além da oferta da moradia, o serviço conta com acompanhamento social dos idosos residentes, com o objetivo de facilitar o acesso à rede de políticas públicas, reconstruir os vínculos familiares e comunitários, preservar as condições de autonomia e independência, estimular o alcance da autossustentação e prevenir o asilamento.
Atualmente, há 23 pessoas idosas residindo na Vila Dignidade - um casal e 21 pessoas idosas que moram sozinhas.
Cada casa da Vila Dignidade possui 44 metros quadrados de área construída, sala conjugada à cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e espaço externo nos fundos para construção de jardim ou horta. Todas são equipadas com recursos de acessibilidade. Além das residências, a vila conta com jardim, horta e salão de festas.