A Polícia Federal descartou a presença de explosivos no voo da Azul que precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília na noite desta quinta-feira (7). A suspeita surgiu após um bilhete com ameaça de bomba ser encontrado no banheiro da aeronave. A informação foi confirmada pela PF às 2h45 desta sexta-feira (8), após uma varredura completa.
O voo AD4816 havia decolado de São Luís (MA) com destino a Campinas (SP), mas às 20h45 alternou a rota e pousou na capital federal. Segundo a companhia aérea, a decisão foi preventiva, em razão de "questões de segurança envolvendo ameaça de artefato a bordo".
Ameaça e evacuação
De acordo com a Polícia Federal, o bilhete afirmava que havia explosivos no compartimento de cargas. Diante da ameaça, o plano de contingência do Aeroporto de Brasília foi imediatamente acionado. A aeronave pousou em segurança, e os 170 passageiros e tripulantes desembarcaram sem incidentes.
Durante a madrugada, todos os passageiros foram direcionados à sala de segurança do terminal e prestaram depoimento à PF. Eles foram liberados no início da manhã desta sexta.
A concessionária Inframerica, que administra o aeroporto, informou que a operação não afetou pousos e decolagens, graças ao uso de uma das duas pistas do terminal.
Investigação e suporte aos passageiros
A PF realizou uma varredura antibombas na aeronave e passou toda a bagagem pelo raio-X. Nenhum artefato foi encontrado, e o avião foi liberado para retornar às operações normais. As investigações continuam para identificar o responsável pela ameaça.
A Azul informou que os passageiros foram reacomodados em outros voos e que está prestando todo o suporte necessário. Em nota, a companhia reforçou que medidas como essa são fundamentais para garantir a segurança de suas operações.
“O pouso aconteceu normalmente, e os Clientes e Tripulantes desembarcaram em total segurança. A Azul vai garantir todo o suporte necessário após a liberação das autoridades", afirmou a empresa.
Curva brusca no ar
Imagens da plataforma de rastreamento FlightRadar24 mostram que o avião fez uma curva acentuada no trajeto para se aproximar de Brasília, logo após a ameaça ser detectada.