Teve início nesta segunda-feira (4) as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos do programa Escola de Líderes. Ao todo, serão dez turmas que irão expor seus projetos relacionados a um tema de impacto social, com propostas criativas e possíveis de serem implantadas, até sexta-feira (8).
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e marca a conclusão de uma jornada de aprendizado voltado ao desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário de adolescentes e jovens.
Entre os temas apresentados pelos formandos estão sustentabilidade, esporte, proteção escolar, segurança comunitária, valorização da mulher, entre outros. As apresentações seguem até 8 de agosto de 2025, nos diferentes polos da Escola de Líderes, em Jundiapeba, Vila Brasileira, Varinhas, Botujuru, Conjunto Santo Ângelo, Cezar de Souza, Brás Cubas, Jardim Aeroporto e Centro.
Já a cerimônia de formatura dos alunos será realizada em 14 de agosto, no Centro Municipal de Formação Pedagógica – CEMFORPE, reunindo os formandos de todos os dez polos, autoridades municipais, convidados e familiares.
Escola de Líderes
Com o intuito de desenvolver habilidades essenciais para o ambiente corporativo, como autoconhecimento, raciocínio lógico, compreensão do mundo do trabalho, competências em auxiliar de escritório e elaboração de projetos, o programa visa a capacitação profissional de adolescentes e jovens - com idade entre 15 e 24 anos.
Ao longo do curso, os participantes desenvolveram habilidades em cinco eixos fundamentais: autoconhecimento, raciocínio lógico, mundo do trabalho, auxiliar de escritório e elaboração de projetos, em 126 horas de formação. As atividades foram realizadas presencialmente em dez polos espalhados pela cidade, com turmas de até 25 alunos.