Um tubarão da espécie 'Boca Grande' (Megachasma pelagios), considerada uma das mais raras do mundo, foi encontrado morto no último dia 5 de julho, na Praia da Costa, no município da Barra dos Coqueiros, em Sergipe. O animal, com pouco mais de quatro metros de comprimento, chamou a atenção de pesquisadores e foi resgatado pelo Projeto Tamar, que agora trabalha na conservação da carcaça.
De acordo com o biólogo e coordenador-técnico de Conservação e Pesquisa do Projeto Tamar em Sergipe, Fábio Lira, esse é apenas o quarto registro da espécie no Brasil, e o segundo no Nordeste — o primeiro aconteceu no Piauí.
“É quase impossível encontrar um animal desses. Em todo o mundo, foram registrados apenas 274 indivíduos”, destacou o especialista.
A espécie, que pode atingir cinco metros de comprimento e pesar até uma tonelada, vive em águas profundas e se alimenta de pequenos animais, como camarões. Por sua natureza pelágica, é extremamente raro encontrá-la próxima à costa.
Após o resgate, o tubarão foi levado à sede do Projeto Tamar em Aracaju, onde passará por um processo de preservação. A expectativa é que o exemplar seja futuramente exposto ao público, assim que for montada uma estrutura adequada.
Exames laboratoriais realizados pelo projeto também devem ajudar a esclarecer a causa da morte do animal, que não apresentava sinais de ferimentos ou emalhes em redes de pesca.