Tradição centenária: Festa de Sant’Ana tem início nesta sexta em Mogi

 A tradicional Festa de Sant’Ana começa nesta sexta-feira (11), em Mogi das Cruzes, em celebração à padroeira da cidade. Neste ano, o evento tem como tema “Com Sant’Ana, Peregrinos de Esperança”, em sintonia com o Jubileu da Esperança proclamado pelo Papa Francisco. A programação segue até o dia 27 de julho.

A programação religiosa começa oficialmente neste sábado (12), às 18h, com o levantamento do mastro e a abertura da Capela de Sant’Ana. Em seguida, o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini celebra a missa na Catedral de Sant’Ana, localizada na Praça Coronel Benedito de Almeida, no Centro.

📅 Programação religiosa

A partir do dia 17 de julho, será iniciada a novena de Sant’Ana, com missas diárias sempre às 19h, celebradas por padres convidados de Mogi e de cidades da região. A programação inclui também a Festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, no dia 20 de julho, com carreata às 9h e missa às 11h.

O ponto alto da festa será no sábado (26), data dedicada à padroeira. Às 12h, haverá missa com Monsenhor Dorival Aparecido de Moraes, e às 16h, a tradicional procissão com os andores de São Joaquim e Sant’Ana, seguida de missa solene presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini. No domingo (27), a celebração será encerrada com missa às 19h, presidida por Dom Eduardo Malaspina.

🎉 Quermesse e atrações para a família

A quermesse começa também nesta sexta-feira (11) na Praça Coronel Benedito de Almeida, com funcionamento até terça-feira (15). Depois, retorna aos finais de semana (sexta a domingo) até o fim da festa. O evento começa sempre às 18h, com barracas de comidas típicas como doces, vinho quente, quentão, pastel, churrasco, além de um parque de diversões.

🙏🏼 História de Sant’Ana

Segundo a tradição da Igreja, Sant’Ana era mãe de Maria e avó de Jesus. Casada com Joaquim, ela enfrentou dificuldades para ter filhos, o que, na época, era visto como sinal de desgraça. Após muitas orações, o casal recebeu a promessa de que teria uma filha: Maria.

Com o passar dos séculos, Sant’Ana se tornou padroeira dos avós e, posteriormente, da cidade de Mogi das Cruzes, onde sua devoção está presente desde a fundação do município. Por isso, ela é homenageada todos os anos com grande participação da comunidade.

📍 Serviço

  • Local: Catedral de Sant’Ana – Praça Coronel Benedito de Almeida, Centro, Mogi das Cruzes

  • Período: De 11 a 27 de julho

  • Entrada: Gratuita

  • Mais informações: Diocese de Mogi das Cruzes

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato