A prefeita Mara Bertaiolli empossou na tarde de hoje (18/07) os membros da gestão 2025/2027 do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência. A cerimônia foi realizada no auditório da Prefeitura e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Este é o começo de uma nova história e podem ter certeza da nossa vontade e comprometimento em fazer com que todas as pessoas com deficiência sejam ouvidas, acolhidas e tenham políticas públicas que as atendem. Estamos num processo de modernização, buscando avanços que compactuam com uma sociedade mais justa, humana e acolhedora. E o Conselho é parte fundamental disso. Vocês, assim como todos nós, são responsáveis pela construção de uma sociedade com muito menos preconceito e muito mais oportunidade para todos e para todas”, pontuou a prefeita, que também deixou um agradecimento a todos os antigos membros.
A secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do colegiado e da renovação dos conselheiros. “Essa oxigenação vai fazer a diferença para que as realidades sejam entendidas e as necessidades devidamente atendidas. Já houve muito avanço, mas as pessoas com deficiência ainda têm grandes conquistas pela frente e juntos vamos fazer isso acontecer”, destacou.
O presidente da gestão 2023/2025 do CMAPD, Ricardo de Oliveira Pedroso, agradeceu todos os conselheiros e lembrou de importantes feitos desses últimos anos, como a realização da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, bem como a presença de dois representantes de Mogi das Cruzes no Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência.
Representando a Câmara Municipal, os vereadores Edson Santos, Marcos Furlan e Jhonny Fernandes da Silveira enalteceram a importância da construção coletiva e democrática de políticas públicas e da visão e sensibilidade do poder público para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
O CMAPD é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, que tem por finalidade estabelecer diretrizes voltadas à formulação, implementação e fiscalização de políticas públicas destinadas à promoção dos direitos e à inclusão das pessoas com deficiência. Entre suas atribuições, está a proposição de ações e medidas que assegurem o pleno exercício da cidadania e a igualdade de oportunidades.
O Conselho é composto de forma paritária por representantes do poder público e de organizações da sociedade civil. São 22 representantes do poder público, por meio das Secretarias de Assistência Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Educação, Esportes e Lazer, Planejamento e Urbanismo, Obras e Infraestrutura, Saúde e Bem-Estar, Mobilidade e Trânsito e Habitação Social e Regularização Fundiária.
Pela sociedade civil, são também 22 representantes, das seguintes entidades: Associação Madre Esperança de Jesus (AME Jesus), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Renais Crônicos do Alto Tietê (ARCAT), Associação Social para Educação e Tratamento dos Excepcionais (ASETE), Centro de Convivência para Apoio ao Paciente com Câncer (CECAN), Lions Clube Itapety, Clube Náutico Mogiano, Instituto Resiliência Azul, Ministério Adventista das Possibilidades (MAP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Trabalho de Apoio ao Deficiente (TRADEF).
A cerimônia de posse também contou com a presença do vice-prefeito, Téo Cusatis, de lideranças da causa da pessoa com deficiência, além dos antigos e novos membros do CMAPD.