Uma central clandestina de telemarketing usada para aplicar golpes foi descoberta nesta terça-feira (1º) em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. O local funcionava como base para o recebimento e manipulação de cartões bancários emitidos em nome de vítimas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), os criminosos obtinham dados pessoais e bancários das vítimas por meio das redes sociais e, com essas informações, solicitavam segundas vias de cartões, que eram entregues no endereço usado como central dos golpes.
Durante a operação, policiais da 4ª Delegacia de Investigações sobre Fraudes contra Seguros (Divecar), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), apreenderam:
-
16 cartões bancários
-
14 máquinas de cartão
-
18 celulares
-
Vários documentos e chips
Duas pessoas foram presas em flagrante: um homem foragido da Justiça, que deveria ter retornado ao sistema prisional, e uma mulher. Segundo a polícia, ele era responsável pela operação das máquinas de cartão, enquanto ela coordenava outras etapas do esquema criminoso.
O caso foi registrado como estelionato, associação criminosa, localização e apreensão de objeto e captura de procurado. As investigações seguem para identificar outros envolvidos e possíveis vítimas.