Iniciativa visa aproximar a literatura da comunidade e fortalecer o acervo da biblioteca
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba está reforçando a campanha “Compartilhe uma História – Doe um Livro” com o objetivo de ampliar o acervo da biblioteca municipal, incentivar o hábito da leitura e tornar a literatura mais acessível à população.
São aceitas doações de literatura infantil, juvenil e adulta, poesias, contos, crônicas, biografias, quadrinhos e materiais que promovam a inclusão e a diversidade. É importante que os livros estejam em bom estado de conservação e não são aceitos livros didáticos, enciclopédias ou publicações com conteúdo desatualizado.
Os livros recebidos passam por triagem para avaliar estado físico, a atualidade do conteúdo e o interesse do público leitor. Aqueles que atendem a esses critérios são incorporados ao acervo da biblioteca, distribuídos na Bancada Literária ou utilizados em saraus, contação de histórias e formações.
“Nossa missão é garantir que o acesso à leitura chegue a mais pessoas. Acreditamos que o livro é uma ferramenta poderosa de transformação e essa campanha é uma oportunidade para fortalecer o vínculo da comunidade com a cultura e o conhecimento”, afirmou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
A campanha é aberta a todos: moradores da cidade e região, leitores, escritores, escolas, editoras, instituições e qualquer pessoa interessada em contribuir para o incentivo à leitura. As doações devem ser feitas na biblioteca de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, localizada na avenida Ver. João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virgínia.
“As doações são essenciais para manter a biblioteca ativa e garantir que a Bancada Literária continue levando cultura e conhecimento aos moradores da cidade. Ao doar um livro, a população colabora diretamente com a educação, a inclusão e a oferta de novas oportunidades”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira, Matheus Cruz e Caroline Assis