Moradores de um condomínio no bairro Mogilar, em Mogi das Cruzes, flagraram um racha envolvendo dois veículos na Avenida Waldemar Costa Filho. O caso foi registrado na noite da última segunda-feira (30) e está sendo investigado pela Polícia Militar. A Prefeitura informou que vai intensificar o patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) na região.
As imagens feitas por moradores mostram dois carros brancos se aproximando e ficando lado a lado na via. Em determinado momento, uma motocicleta passa entre os veículos, enquanto os motoristas conversam. Pouco depois, os dois aceleram. Um dos automóveis consegue disparar em alta velocidade.
A avenida tem limite de velocidade entre 30 e 40 km/h e possui sinalização para pedestres. Segundo os moradores, esse tipo de prática é recorrente, especialmente durante a noite e a madrugada.
A Secretaria Municipal de Segurança afirmou que, além do aumento no patrulhamento da GCM, serão realizados estudos para implantar um sistema de monitoramento na via com o objetivo de coibir rachas e outras infrações de trânsito.
Legislação
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o racha — formalmente chamado de “corrida ilegal de veículos” — é crime previsto no artigo 308. A infração é considerada gravíssima e pode resultar em pena de seis meses a três anos de detenção, além de multa e suspensão da CNH.
Se a corrida resultar em lesão corporal, a pena pode chegar a seis anos de reclusão. Em caso de morte, o responsável pode pegar de cinco a dez anos de prisão, além de perder definitivamente o direito de dirigir.
A Prefeitura orienta que denúncias sejam feitas pelos telefones 190 (Polícia Militar) ou 153 (Centro de Operações Integradas - COI).