Avião cai 7 minutos após decolar do Aeroporto de Rio Preto e mata duas pessoas

Um avião de pequeno porte caiu apenas sete minutos após decolar do Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto (SP), na manhã de terça-feira (1º). No acidente, duas pessoas morreram: o instrutor de voo Abner Oliveira, de 41 anos, e o aluno Felipe Coiado, de 23.

De acordo com a Aeroportos Paulistas (ASP), a aeronave de instrução decolou às 11h43 e, às 11h50, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Seis viaturas foram enviadas ao local, uma área rural próxima à Estrada Municipal José Domingues Netto, onde os destroços foram localizados.

Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as vítimas sofreram politraumatismo craniano. Não houve registro de incêndio ou vazamento de combustível.

A aeronave envolvida era um CAP-4 Paulistinha, prefixo PP-RDJ, fabricado em 1943. O avião pertencia ao Aeroclube de São José do Rio Preto e, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estava com documentação regular para voos de instrução. Curiosamente, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencia no mesmo dia do acidente.

Investigação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), foi acionado e enviou uma equipe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) para realizar a chamada "Ação Inicial" da investigação.

Em nota, a FAB explicou que essa primeira etapa inclui a coleta de dados, análise inicial dos danos, preservação dos elementos da cena e levantamento de informações relevantes para apurar as causas da queda.

Até a última atualização desta reportagem, informações sobre o velório e o enterro das vítimas não haviam sido divulgadas.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato