Um avião da Air India com 242 pessoas a bordo caiu nesta quinta-feira (12) logo após decolar do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, no oeste da Índia. O voo, com destino a Londres, caiu em uma área residencial próxima ao aeroporto, resultando em uma tragédia com mais de 200 mortos, conforme autoridades locais.
A aeronave, um Boeing 787-8 Dreamliner, transportava 232 passageiros e 10 tripulantes. Entre os passageiros, havia 169 indianos, 53 britânicos, 7 portugueses e 1 canadense. O voo AI171 caiu pouco após a decolagem, e vídeos feitos por testemunhas mostram o momento em que o avião tenta arremeter antes de despencar e gerar uma coluna de fumaça na região residencial atingida.
Equipes de resgate foram mobilizadas para o local, mas as autoridades indicam que não há sobreviventes. A causa do acidente está sendo investigada pelo Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia. Este é o primeiro grande acidente envolvendo um Boeing 787 desde sua introdução em 2011.
O presidente da Air India, Natarajan Chandrasekaran, expressou suas condolências e afirmou que a companhia está focada em apoiar as vítimas e suas famílias, auxiliar as equipes de emergência e fornecer atualizações verificadas.
Líderes da Índia e do Reino Unido também expressaram suas condolências e ofereceram apoio às pessoas afetadas pelo acidente.