Com a chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo, os municípios do Alto Tietê se mobilizam para intensificar as ações da Operação Inverno e proteger a população em situação de rua. A previsão indica que as temperaturas mínimas podem chegar a 4 °C entre esta terça-feira (24) e quarta-feira (25) em algumas cidades da região.
Em vários municípios, a Operação Inverno já havia sido iniciada no começo de junho, mas será ampliada nos dias mais gelados. Mogi das Cruzes, por exemplo, já aumentou o número de vagas em seus abrigos desde o início do mês.
Ações por cidade:
Arujá
A cidade vai reforçar o atendimento noturno por meio do Projeto Acolher, que seguirá ativo até o fim do inverno. A ação é realizada no Centro POP (Rua Elpídio Ferreira Guimarães, 450 – Center Ville), com oferta de alimentação, banho, itens de higiene e espaço seguro para dormir — cerca de 20 vagas por noite, conforme a demanda. O acesso pode ser espontâneo ou por encaminhamento do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) ou da Guarda Civil Municipal (153). As abordagens noturnas também serão intensificadas com entrega de cobertores e alimentos, mesmo para aqueles que recusarem o acolhimento.
Atualmente, Arujá tem 17 pessoas em situação de rua identificadas, incluindo moradores fixos e "trecheiros", em razão da localização estratégica entre grandes rodovias.
Ferraz de Vasconcelos
O município afirma que já realiza ações desde o início de junho e continuará a distribuição de agasalhos e cobertores. A cidade também dispõe de uma casa de acolhimento para pessoas em situação de rua.
Guararema
Não possui atualmente serviço fixo de acolhimento, mas estuda a implantação de um espaço voltado para essa finalidade.
Itaquaquecetuba
Com a chegada do frio, a cidade reforça a Operação Noites Frias, com apoio do SEAS, que distribui bebidas quentes, roupas de inverno e oferece encaminhamento ao acolhimento municipal. Os espaços de acolhimento oferecem pernoite, banho quente, refeições e atendimento técnico. O Centro POP também segue com atividades diurnas, como banho, alimentação e apoio para documentação. Há suporte integrado com a rede de saúde para casos identificados durante as abordagens.
Mogi das Cruzes
Desde o início de junho, a cidade ampliou as vagas de acolhimento de 158 para 194 com a Operação Inverno. Seis unidades funcionam de forma contínua durante o ano. As abordagens sociais agora ocorrem das 7h às 22h e, durante o frio intenso, os horários podem ser ajustados conforme a demanda. Há distribuição de cobertores e incentivo ao acolhimento. O contato com a Abordagem Social pode ser feito pelo telefone (11) 99827-0909.
Poá
Com a queda nas temperaturas, o município intensificou a assistência à população de rua, oferecendo abrigo, alimentação, cuidados de higiene e suporte aos animais de estimação. Foram realizadas melhorias no abrigo, com troca de colchões, roupas de cama e cobertores. Casinhas e ração também foram disponibilizadas para cães, visando não afastar os tutores do acolhimento.
Salesópolis
A prefeitura informou que não há registro de pessoas em situação de rua na cidade.
Suzano
A cidade reforçou as abordagens por meio do Creas, especialmente nos dias mais frios. Os acolhimentos são realizados no Centro Social Bom Samaritano e na Casa de Passagem, com 80 vagas, podendo ser ampliadas em caso de necessidade. As unidades oferecem abrigo, alimentação, banho, atendimento psicossocial e encaminhamento para serviços públicos. O atendimento é presencial, e as portas permanecem abertas mesmo durante a madrugada no Centro Social.