Corpo de fotógrafo brasileiro é encontrado no Peru; “Ele sempre pertenceu à montanha”, diz irmã
O corpo do fotógrafo brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos, foi encontrado neste domingo (22), junto aos corpos de dois montanhistas peruanos, no Nevado Artesonraju, na Cordilheira dos Andes, no Peru. Ele estava desaparecido desde 1º de junho, quando realizava uma escalada com os colegas Homer Efraín Pretel Alonzo e Jesús Manuel Picón Huerta.
A confirmação da localização dos corpos foi feita pela Associação de Guias de Montanha do Peru (AGMP) e encerrou semanas de incerteza para familiares e amigos. A irmã de Edson, Jackeline Vandeira, afirmou que o irmão partiu fazendo o que mais amava. “O Edson sempre pertenceu à montanha, e isso nos conforta”, declarou.
A expedição, realizada de forma independente, foi interrompida por falta de comunicação com o grupo. As buscas chegaram a ser suspensas no dia 11 de junho devido às condições climáticas adversas. A operação de resgate, que conta com o apoio de um helicóptero do Ministério da Defesa do Peru, ainda não conseguiu remover os corpos, mas deverá ocorrer nos próximos dias.
A família ainda avalia onde será feito o sepultamento de Edson. Segundo Jackeline, há o desejo de que ele seja enterrado próximo às montanhas peruanas, como forma de homenagear sua conexão com a natureza. “Já estávamos lidando com o luto após a suspensão das buscas. Entendemos que as chances de encontrá-los com vida eram muito pequenas”, disse ela.
Quem era Edson Vandeira
Natural de Suzano (SP), Edson vivia em Huaraz, no Peru, onde se especializou em fotografia de aventura e natureza. Começou a escalar aos 19 anos e uniu sua paixão pelo montanhismo à carreira fotográfica. Trabalhou com grandes veículos como a National Geographic e o History Channel.
Em 2021, foi finalista do prêmio Wildlife Photographer of the Year, com uma imagem sobre os incêndios no Pantanal. Em 2022, participou como personagem e cinegrafista da série Andes Extremo, exibida pelo History Channel. No início de 2024, havia se formado como guia de montanha pelo Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM).