Problema técnico no metrô provoca lentidão nas Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha e lota plataformas

 Uma falha no sistema de sinalização na região da estação Ana Rosa, na manhã desta quinta-feira (29), causou lentidão e paralisações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. O problema teve início por volta das 6h30 e só começou a ser normalizado às 8h52, gerando quase três horas de transtornos aos usuários, especialmente durante o horário de pico.

A falha comprometeu a operação automática dos trens entre as estações Paraíso e Santa Cruz, exigindo que as composições operassem em modo manual, com monitoramento constante do Centro de Controle Operacional (CCO). Como reflexo, houve aumento no tempo de espera, redução de velocidade e aglomeração nas plataformas.

Em algumas estações, os trens ficaram mais de uma hora parados com as portas abertas, enquanto equipes técnicas realizavam os reparos. O impacto também foi sentido na Linha 2-Verde, que apresentou circulação mais lenta, e na Linha 3-Vermelha, que teve de reduzir a velocidade devido às restrições operacionais da Azul.

O Metrô recomendou que passageiros evitassem a Linha 1-Azul, optando por rotas alternativas, como a Linha 4-Amarela para acessar a região da Avenida Paulista, ou o sistema da CPTM para chegar até a Luz. Para a estação República, a orientação era utilizar a Linha Vermelha.

Do lado de fora das estações, a situação também era crítica, com longas filas e aglomeração de passageiros aguardando para embarcar.

📢 O que disse o Metrô:

“O Metrô pede desculpas aos passageiros pelos transtornos provocados na manhã desta quinta-feira (29), em função de uma ocorrência operacional na Linha 1-Azul, que causou reflexos nas linhas 2-Verde e 3-Vermelha.

O problema teve início às 6h30, decorrente de uma falha de sinalização na região da estação Ana Rosa, impedindo que os trens circulassem em modo automático no trecho entre as estações Paraíso e Santa Cruz. Por medida de segurança, as composições circularam neste trecho em modo manual, sob monitoramento integral do Centro de Controle Operacional (CCO).

Às 8h52, o sistema foi restabelecido e os trens passaram a circular sem restrições.

Os passageiros foram informados sobre esta ocorrência pelo sistema de som dos trens e das estações e pelos canais oficiais do Metrô.”

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