Nesta terça-feira (22), o Vaticano divulgou as primeiras imagens do papa Francisco no caixão. Em uma das fotos, o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, aparece rezando ao lado do pontífice. As fotos foram tiradas na Casa Santa Marta, onde o papa residia.
O Vaticano também anunciou que o funeral do papa Francisco acontecerá às 5h de sábado (26), horário de Roma, que é 10h no horário local.
O papa Jorge Mario Bergoglio, conhecido como Francisco, faleceu às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local) desta segunda-feira (21). A confirmação veio do Vaticano. Ele tinha 88 anos e esteve à frente da Igreja Católica por quase 12 anos.
A causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca, conforme informado pelo Vaticano.
Em comunicado oficial, o Vaticano destacou a dedicação do papa Francisco ao serviço de Deus e da Igreja, ressaltando seus ensinamentos de fidelidade, coragem e amor universal, especialmente pelos mais pobres e marginalizados. A nota também expressou gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo de Jesus e pediu que sua alma seja acolhida pelo amor misericordioso de Deus Trino.
Francisco nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina. Ele foi o primeiro papa latino-americano da história, além de ser o primeiro jesuíta a assumir o pontificado na era moderna e o primeiro a renunciar seu cargo.
Durante seus quase 12 anos como líder da Igreja Católica, foi o papa número 266. Ele foi eleito em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave que escolheu seu predecessor, Bento XVI, e sua eleição aconteceu, inclusive, contra sua própria vontade, como ele mesmo admitiu. Relembre um pouco mais sobre a carreira do papa abaixo.