O Grupo CCR, que inclui a ViaMobilidade, e o Grupo Comporte Participações S.A foram as únicas empresas a apresentar propostas para o leilão. O consórcio vencedor será responsável pela administração das linhas na região por um período de 25 anos. O leilão para a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira, que atendem cidades do Alto Tietê, e a linha 13-Jade, conhecido como Lote Alto Tietê, está agendado para esta sexta-feira (28), na sede da B3, em São Paulo. Segundo o edital, a concessão de 25 anos prevê investimentos de R$ 14,3 bilhões, conforme informações da Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI).
Na terça-feira (25), o governo paulista anunciou que apenas o grupo CCR e o Grupo Comporte Participações S.A apresentaram propostas para o leilão das linhas da CPTM na capital. O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que vencerá a disputa o grupo que oferecer o maior desconto nas contraprestações que o Estado deverá pagar ao concessionário, com um montante máximo estimado em até R$ 1,49 bilhão por ano. Além disso, está previsto um aporte público para viabilizar as obras de melhoria das três linhas, com um valor estimado em R$ 10 bilhões.De acordo com Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), o objetivo do governo estadual com a concessão é modernizar e expandir as linhas. Ele destacou que, por exemplo, a linha 11 passará por reformas em todas as estações existentes, garantindo acessibilidade, cobertura de plataformas, monitoramento por câmeras e a eliminação de passagens em nível, um tema relevante em Mogi das Cruzes, onde existem mais de quatro passagens em nível após a estação Jundiapeba.
Atualmente, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda estão sob a concessão da ViaMobilidade, e agora as linhas 11, 12 e 13 também serão concedidas. O próximo projeto da SPI incluirá as linhas 10 e 14 da CPTM.
A expectativa da população é alta. O feirante Rodrigo Aparecido Clécio da Silva expressou sua esperança por uma renovação no sistema ferroviário, especialmente na estação Jundiapeba da linha 11, que ele utiliza frequentemente. Ele comentou sobre a diferença entre a estação de Suzano, que foi renovada, e a sua, que ainda precisa de melhorias, como escadas rolantes e acessibilidade.
Outro morador, Daniel Angelis, que também utiliza a estação de Jundiapeba, espera que a concessão melhore o serviço e reduza a superlotação dos trens. Ele, que possui necessidades especiais, mencionou as dificuldades que enfrenta devido à lotação e à falta de acessibilidade.
Ana Paula da Silva Queiroz Teixeira, fonoaudióloga e moradora de César de Sousa, acredita que a nova estação pode aliviar o trânsito local e facilitar a vida dos usuários do sistema ferroviário. Ela destacou que a nova estação permitirá que os moradores do bairro acessem o trem sem precisar se deslocar para outras estações.
Atualmente, as linhas 11, 12 e 13 somam 102 km de extensão e possuem 29 estações em operação. Com a parceria público-privada (PPP), a concessionária responsável terá que construir 22,6 km de via, totalizando 124,6 km, e oito novas estações, elevando o total para 37. O secretário Rafael Benini, da SPI, informou que a transição operacional das linhas levará dois anos, durante os quais serão realizados treinamentos e operação assistida pela CPTM.
A atuação da concessionária será regulada e supervisionada pela Artesp, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo. Esta agência terá a responsabilidade de encerrar a concessão, conforme as condições estabelecidas em lei e no contrato a ser firmado. Segundo Almudin, após a abertura dos envelopes e a definição do vencedor do leilão, haverá um cronograma de 90 a 100 dias para a assinatura do contrato de concessão. Assim, espera-se que o contrato seja assinado no meio do ano, e a partir desse momento, os prazos estipulados no contrato começarão a contar.
A extensão até César de Sousa deve ser concluída até a segunda metade de 2030, quando a operação estará em funcionamento. Almudin também explicou os próximos passos do processo de concessão após o leilão. "Após a assinatura do contrato, inicia-se a fase de transição, onde a concessionária realizará os treinamentos necessários para assumir a operação das linhas, além de elaborar projetos e executar as obras previstas no contrato. Durante os primeiros 12 meses, a CPTM continuará operando a linha, enquanto a concessionária assume a operação nos 12 meses seguintes, com a CPTM oferecendo suporte. Após esse período de transição de 24 meses, a concessionária operará de forma independente."
Além disso, Almudin destacou que, durante a fase de transição, a concessionária deverá desenvolver os projetos necessários e obter as autorizações de todos os órgãos competentes para que as obras possam ser iniciadas o mais rápido possível.
🚉 Linha 11 - Coral
Atualmente, a CPTM transporta em média 520 mil passageiros por dia útil na linha 11-Coral. Estudos indicam que, até 2040, essa demanda pode aumentar para cerca de 690 mil passageiros diários. A linha 11-Coral terá uma extensão de 22 km, incluindo dois trechos: de Luz até Barra Funda, que está em construção pela CPTM, e de Estudantes até César de Sousa, com aproximadamente 4 km.
A nova estação em César de Sousa, localizada em Mogi, será construída na mesma faixa de domínio já operada pela MRS, logo após a Avenida Ricieri José Marcatto. A passagem em nível existente será fechada, e a Prefeitura de Mogi das Cruzes já possui um projeto para um viaduto na área. A estação será posicionada logo após a passagem em nível atual.
Investimento: R$ 5,4 bilhões
Expansão: 4 km — sentido Mogi das Cruzes
Novas estações: Bom Retiro, Lajeado e César de Sousa
Intervalo entre trens: 3 minutos entre Barra Funda e Suzano, e 6 minutos entre Suzano e César de Sousa
Trajeto:
Palmeiras - Barra Funda ➡ Bom Retiro ➡ Luz ➡ Brás ➡ Tatuapé ➡ Corinthians - Itaquera ➡ Dom Bosco ➡ José Bonifácio ➡ Guianeses ➡ Lajeado ➡ Antônio Gianetti Neto ➡ Ferraz de Vasconcelos ➡ Poá ➡ Calmon Viana ➡ Suzano ➡ Jundiapeba ➡ Braz Cubas ➡ Mogi das Cruzes ➡ Estudantes ➡ César de Sousa.
🚉 Linha 12 - Safira
Atualmente, a CPTM transporta cerca de 230 mil passageiros na linha 12-Safira, com previsão de aumento para mais de 400 mil passageiros diários. A extensão da linha 12 será de Calmon Viana até Suzano, com aproximadamente 3 km.
Investimento: R$ 3,2 bilhões
Expansão: 2,7 km — sentido Suzano
Nova estação: Cangaíba
A extensão até César de Sousa deve ser concluída até a segunda metade de 2030, quando a operação estará em funcionamento. Almudin também explicou os próximos passos do processo de concessão após o leilão. "Após a assinatura do contrato, inicia-se a fase de transição, onde a concessionária realizará os treinamentos necessários para assumir a operação das linhas, além de elaborar projetos e executar as obras previstas no contrato. Durante os primeiros 12 meses, a CPTM continuará operando a linha, enquanto a concessionária assume a operação nos 12 meses seguintes, com a CPTM oferecendo suporte. Após esse período de transição de 24 meses, a concessionária operará de forma independente."
Além disso, Almudin destacou que, durante a fase de transição, a concessionária deverá desenvolver os projetos necessários e obter as autorizações de todos os órgãos competentes para que as obras possam ser iniciadas o mais rápido possível.
🚉 Linha 11 - Coral
Atualmente, a CPTM transporta em média 520 mil passageiros por dia útil na linha 11-Coral. Estudos indicam que, até 2040, essa demanda pode aumentar para cerca de 690 mil passageiros diários. A linha 11-Coral terá uma extensão de 22 km, incluindo dois trechos: de Luz até Barra Funda, que está em construção pela CPTM, e de Estudantes até César de Sousa, com aproximadamente 4 km.
A nova estação em César de Sousa, localizada em Mogi, será construída na mesma faixa de domínio já operada pela MRS, logo após a Avenida Ricieri José Marcatto. A passagem em nível existente será fechada, e a Prefeitura de Mogi das Cruzes já possui um projeto para um viaduto na área. A estação será posicionada logo após a passagem em nível atual.
Investimento: R$ 5,4 bilhões
Expansão: 4 km — sentido Mogi das Cruzes
Novas estações: Bom Retiro, Lajeado e César de Sousa
Intervalo entre trens: 3 minutos entre Barra Funda e Suzano, e 6 minutos entre Suzano e César de Sousa
Trajeto:
Palmeiras - Barra Funda ➡ Bom Retiro ➡ Luz ➡ Brás ➡ Tatuapé ➡ Corinthians - Itaquera ➡ Dom Bosco ➡ José Bonifácio ➡ Guianeses ➡ Lajeado ➡ Antônio Gianetti Neto ➡ Ferraz de Vasconcelos ➡ Poá ➡ Calmon Viana ➡ Suzano ➡ Jundiapeba ➡ Braz Cubas ➡ Mogi das Cruzes ➡ Estudantes ➡ César de Sousa.
🚉 Linha 12 - Safira
Atualmente, a CPTM transporta cerca de 230 mil passageiros na linha 12-Safira, com previsão de aumento para mais de 400 mil passageiros diários. A extensão da linha 12 será de Calmon Viana até Suzano, com aproximadamente 3 km.
Investimento: R$ 3,2 bilhões
Expansão: 2,7 km — sentido Suzano
Nova estação: Cangaíba
Intervalo entre trens: 3 minutos e 25 segundos.
Como ficará o trajeto?
Brás ➡ Tatuapé ➡ Gabriela Mistral* ➡ Cangaíba ➡ Engenheiro Goulart ➡ USP Leste ➡ Comendador Ermelino ➡ São Miguel Paulista ➡ Jardim Helena - Vila Mara ➡ Itaim Paulista ➡ Jardim Romano ➡ Engenheiro Manoel Feio ➡ Itaquaquecetuba ➡ Aracaré ➡ Calmon Viana ➡ Suzano.