Corpus Christi em Mogi das Cruzes: veja o que abre e o que fecha

Nesta quinta-feira (3) é celebrado o Dia de Corpus Christi. Por causa da data, alguns serviços serão suspensos ou terão o horário alterado em Mogi.

A cidade também deve adotar medidas para combater aglomerações e diminuir a disseminação da Covid-19 durante o feriado. A tradicional missa de Corpus Christi está mantida.

Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não funcionarão no feriado. Já Centro de Referência do Coronavírus, montado no Hospital Municipal, funcionará normalmente. A estrutura tem entrada pela Rua Gutterman, 577, em Brás Cubas.

Para situações de urgência e emergência, a população pode recorrer às unidades 24 horas:

  • UPA Rodeio - 24 horas
    Avenida Pedro Romero, s/n
  • UPA Oropó
    Avenida Kaoru Hiramatsu, s/n
  • UPA Jundiapeba
    Rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha
  • UBS Jardim Universo
    Rua Dom Luíz de Souza, 404
  • Pró-Criança
    Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, s/n, Vila Mogilar

Para remoção de pacientes, a Cure 192 trabalhará ininterruptamente. O atendimento telefônico pelo número 160 não funcionará na quinta-feira e no domingo, sendo realizado na sexta e sábado.

Prefeitura e Semae

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que não terá expediente nestas quinta e sexta-feira. A situação é a mesma no Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae), que atenderá emergências, como falta de água e vazamentos, pelo telefone 115.

Feiras e mercadão

As feiras livres funcionarão normalmente, com exceção da Feira Noturna da Rua Braz Cubas, que não será realizada nesta quinta.

O Mercado Municipal abrirá no feriado, com atendimento das 8h às 12h. Na sexta (4) o atendimento será das 8h às 17h, no sábado (5), das 8h às 16h e, no domingo (6), das 8h às 12h.

Comércio e lazer

No shopping, o funcionamento será das 10h às 22h no dia do feriado. As lojas, no entanto, ficarão abertas por um período menor, das 14h às 20h.

A praça de alimentação funcionará a partir das 11h até o final do expediente. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-8800.

O comércio de rua também poderá abrir normalmente, assim como os parques da cidade, que vão funcionar das 7h às 17h.

Bancos

As agências da Caixa Econômica Federal ficarão fechadas. Clientes que precisarem de atendimento devem recorrer aos caixas eletrônicos, canais digitais e telesserviços.

O mesmo ocorre nos outros bancos. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas com vencimento no feriado poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia seguinte.

Na sexta-feira (4) o expediente será normal.

Outros serviços

As agências dos Correios e do Poupatempo estarão fechadas na quinta-feira, mas o atendimento será retomado já na sexta (4).

O transporte coletivo continuará operando de acordo com a tabela horária respectiva, sendo a programação de feriado na quinta, e de dias úteis na sexta.

Programação religiosa

A Catedral Diocesana Sant'Ana, na região central, abrirá para os fiéis com a celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A missa será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini a partir das 9h.

Por causa da pandemia, não haverá procissão pelas ruas. Também é recomendado que os fiéis se atentem aos cuidados, como a obrigatoriedade do uso de máscara. A igreja também deve respeitar a capacidade de 30% e os acessos serão pela ordem de chegada.

Fiscalização

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que intensificará a fiscalização sobre o desrespeito às normas de enfrentamento à pandemia durante o feriado prolongado de Corpus Christi.

O trabalho terá a participação do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança e da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar.

De acordo com a administração municipal, o objetivo do trabalho é evitar a ocorrência de aglomerações na cidade, comportamento de risco para a transmissão do coronavírus.

A fiscalização também fará o acompanhamento e o patrulhamento em locais com risco de ocorrência de aglomerações e dos chamados pancadões.

Entre os pontos estão o Parque Olímpico, a Vila Nova Mogilar, as regiões do Centro Cívico e do Parque Monte Líbano, os distritos de Jundiapeba e de César de Sousa.

Ainda segundo a Prefeitura, no último final de semana, foram registradas 16 autuações por desrespeito à pandemia e perturbação de sossego. Além disso, a Guarda Municipal evitou a ocorrência de três aglomerações.

A população pode auxiliar neste trabalho com denúncias pelo telefone 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que atende 24 horas por dia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato