As cidades do Alto Tietê flagraram, pelo menos, 70 estabelecimentos e festas em descumprimento aos protocolos sanitários de combate à Covid-19 e à Fase Vermelha do Plano São Paulo, entre sexta-feira (4) e domingo (7).
Em Suzano, a Guarda Civil Municipal, a Vigilância Sanitária, o Departamento de Fiscalização de Posturas e a Polícia Militar fecharam e notificaram 42 estabelecimentos comerciais, entre bares, tabacarias, adegas, padarias e restaurantes. Também foram interrompidas seis festas que ocorriam em imóveis particulares.
Em Poá, segundo a Prefeitura, um bar foi flagrado aberto, com atendimento no local e com pessoas sem máscara. Foram aplicados dois autos de infração e o bar foi interditado. Os autos podem se converter em multa no valor de R$ 9,3 mil.
Uma tabacaria também recebeu intimação para fechamento. Duas festas clandestinas foram encerradas depois de denúncias da população. Noivos e pais em uma festa de casamento, que já havia acabado, foram notificados.
Na cidade de Itaquaquecetuba, na noite de sexta-feira (4), quando o município ainda não tinha entrado na Fase Vermelha, a Guarda Municipal fechou 12 bares por conta da aglomeração. De sábado (6) para domingo (7), já na fase mais restritiva da quarentena, foram fechados e autuados sete estabelecimentos.
De acordo com a administração municipal, a maioria destes locais estava sendo monitorada pelas redes sociais. Outros locais foram denunciados pela população no 153. A Prefeitura informou, também, que não aconteceram pancadões neste fim de semana na cidade.
As fiscalizações para coibir aglomerações e para verificar a restrição de circulação devem prosseguir nos próximos dias em toda região.
Fonte G1