A animação que estreou na Nickelodeon em 1991, ficando ao ar até 1994, e no Brasil foi exibida pela TV Cultura, no SBT, no extinto programa da Disney Cruj, e posteriormente na Band, dentro do programa PicNick Band, a série fez bastante sucesso por aqui, desenvolvendo diversas mercadorias como roupas, brinquedos e uma série de livros, um longa-metragem que foi lançado em 1999.
Doug também ganhou um jogo de videogame chamado Doug’s Big Game também foi lançado em 2000, além de um musical de 30 minutos “Disney’s Doug Live!” foi criada e realizada no Disney-MGM Studios em Orlando, na Flórida. O espectáculo decorreu de 15 de março de 1999 a 6 de maio de 2001.Quem foi criança ou adolescente nos anos 90, deve lembrar desse desenho que marcou a história da TV, que é a série animada criada pelo artista da Nickelodeon Jim Jinkins, mesmo criador de Pinky Dinky Doo, e produzido pelas empresas Jinkins Production Company e Jumbo Pictures, Inc, “Doug”.
O desenho se originou de um livro chamado Doug Got a New Pair of Shoes (em português, Doug ganha um novo par de sapatos) escrito pelo próprio Jinkins e pelo escritor Joe Aaron. Em 1991, a série passou a ser produzida e transmitida na Nickelodeon.
O nome de Doug, surgiu de seu afilhado Doug Eckhardt, se tornou reitor de Arte Histórica na Universidade da Pensilvânia. A ideia para o “Homem Codorna”, um super-herói que Doug imagina em alguns episódios, foi baseada em um super-herói inventado por Jim Jinkins, quando ele era mais novo.