Em Santos, desde 1º de maio, a falta de máscara se caracteriza como infração passível de multa no valor de R$ 100. A Guarda Civil Municipal (GCM) orienta os munícipes e turistas sobre a obrigatoriedade do item em todas as regiões da cidade. As multas são aplicadas somente quando a pessoa não porta a máscara e/ou se recusa a usá-la.
Apesar da determinação, fotos registradas pela reportagem no bairro Ponta da Praia mostram que muitas pessoas não usaram o equipamento neste domingo, ou andaram com a máscara abaixo do pescoço. Também é possível identificar que muitos banhistas não respeitam o distanciamento social, o que acarreta em aglomeração em diversos pontos da faixa de areia do município.
Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que neste domingo não foi registrada nenhuma ocorrência de relevância. Com relação as orientações na orla, três foram feitas para comércio ambulante, quatro com relação a presença de cães na praia e duas sobre a prática de esportes. Também há registro de 22 orientações nos jardins da praia e 14 abordagens referentes ao uso indevido de máscaras. Esses não números parciais, segundo o município.
Flexibilização Desde outubro, ambulantes voltaram a ser autorizados a trabalhar nas praias. Eles podem, segundo decreto publicado pela prefeitura, instalar dez guarda-sóis, com até duas cadeiras por guarda-sol, para cada comerciante na orla.As barracas podem funcionar das 7h às 19h para montagem e instalação. Já em relação ao atendimento ao público, o horário de funcionamento é restrito das 9h às 18h, com limite físico de 60% em qualquer equipamento.
De acordo com o decreto está autorizada, também, a instalação de até 10 mesas, com até quatro cadeiras para cada uma delas. Além disso, é permitida permanência de até 60 pessoas na extensão total do espaço, desde que respeite limite pré-estabelecido de 60% da capacidade.AVISO: Prefeitura de Bertioga disse que vai fechar a orla da praia no ano novo http://www.mogiinterativa.com.br/2020/12/prefeitura-de-bertioga-anuncia-que-orla.html