Os semáforos localizados em regiões consideradas críticas do Município no que refere à questão da criminalidade devem passar a operar com a cor amarela intermitente (piscante) durante a madrugada para garantir mais segurança aos motoristas. A legislação que regulamenta essa configuração de alerta entre 0h e 5h foi aprovada por unanimidade durante a sessão de ontem da Câmara de Mogi das Cruzes. Mas o projeto de lei ainda dependerá de um parecer final do prefeito Marcus Melo (PSDB), que pode promulgar ou vetar a medida.
O autor do projeto, vereador Mauro Assis Margarido (PSDB), o Maurinho Despachante, acredita que o prefeito vai aderir à proposta. Para evitar qualquer conflito com a Prefeitura, o parlamentar sugere que a Secretaria Municipal de Trânsito promova um estudo técnico na Cidade a fim de indicar os cruzamentos e os locais mais perigosos que devem operar com essa nova configuração.
A Cidade, segundo o vereador, vem registrando aumento nos índices de criminalidade, com várias ocorrências à noite, o que deixa os motoristas inseguros quando precisam transitar durante a madrugada. Por conta do medo, muitos condutores acabam desrespeitando a lei e avançando o sinal vermelho, com riscos de provocar acidentes. Uma nova configuração que permita conciliar a segurança pública e a segurança no trânsito, na opinião dele ele, pode ser a melhor saída porque vai evitar assaltos, roubos e colisões. (O Diário)